Clique nas imagens para ampliar
A pintura de metais ferrosos tem sido muito utilizada para proteger equipamentos e maquinários da corrosão proveniente da oxidação causada pela exposição ao tempo. Contudo, para que este processo seja executado com sucesso, é necessário que seja feito antes o jateamento de superfície.
O jateamento de superfície pode ser executado de diversas maneiras e usa equipamentos e ferramentas específicos conforme cada tipo de material e o resultado que se espera, oferecendo o melhor resultado para preparar a superfície antes de receber a tinta.
SOBRE OS TIPOS DE JATEAMENTO DE SUPERFÍCIE
Através de um gabarito fotográfico, a norma sueca SIS 05 59 00 67, Pictorial Surface Preparation Standards for Paiting Stell Surfaces, define o grau de oxidação do metal, assim como o grau de limpeza que se pode alcançar através de processo manual, mecânico ou por jateamento de superfície.
Entre os métodos mais eficazes está o jateamento de superfície com granalha, no qual uma turbina lança granalhas de aço carbono em formato esférico ou angular em alta velocidade com granulometrias que variam de 0,075 mm até 4,75 mm. Este método atua não só através da abrasão como também executa pequenas marteladas que geram uma tensão residual sobre o material oxidado proporcionando ótima limpeza.
O óxido de alumínio também é uma ótima opção de abrasivo para jateamento de superfície, obtido através da bauxita, atingindo alta dureza e muito eficiente para remoção de sujeiras, camadas oxidadas e carepas resultantes de tratamento térmico, podendo ser usado em materiais de vidro, plástico e metal com granulometria entre 0,07 mm e 0,70 mm.
Vale ressaltar que o processo de jateamento de superfície é responsável por tratar a parte da peça que está oxidada, com a finalidade de deixar sua superfície limpa e livre de ação corrosiva antes de receber a tinta que será responsável pela longevidade da peça.
ATINGINDO MAIOR EFICIÊNCIA NA PINTURA
A pintura é utilizada para selar o contato do objeto com as condições que podem gerar corrosão, como umidade, alta salinidade e ambientes extremos. Contudo, a qualidade da fixação da tinta está diretamente ligada à qualidade do jateamento de superfície. Métodos mais eficazes podem garantir maior rugosidade à superfície e consequentemente maior aderência da tinta.
Como a maior referência no mercado de prestação de serviços em tratamento de anticorrosivos e pinturas industriais, a Duplo Jato é a empresa mais procurada por mineradoras, petroquímicas, indústria naval, entre outras, pela sua atuação de máxima excelência. A empresa segue as normas SSPC-SP de padrão visual e a Sa 2.1/2 da norma SIS e tem 20 anos de experiência atendendo o mercado paulista, o grande ABC e outras regiões.
Para saber mais sobre Jateamento de superfície
Ligue para (11) 5674-0301 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!